Se sou mais que uma pedra ou uma planta?
Não sei.
Sou diferente.Não sei o que é mais ou menos.
Fernando Pessoa.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quem fará poesias para um rio morto.???

Escrevi este texto para o jornal A Folha, da cidade de Santa Rosa, no qual sou colunista da página Cultural.
Apesar de eu me referir a um rio existente em minha cidade acredito que a situação se repete em praticamente todas as cidades brasileiras.
Sinceramente não consigo conceber e não quero compreender o descaso da população e governos a respeito.
Sem maiores delongas, vamos  então ao post.


Quem fará poesias para um rio morto???

Vivemos um momento onde o planeta terra está a nos retribuir parte dos maus tratos. Tsunamis, terremotos, enchentes, escassez de água e comida, tragédias ambientais de todas as espécies. Novas pragas na lavoura, novas doenças geradas por desequilíbrio ambiental a cada ano.
E o homem do alto de seu salto ou “ sabedoria” continua a derrubar árvores, posto que elas estão sempre no lugar errado e não se prestam sequer a balbuciar um pedido de  desculpas. A lei que regulamenta a preservação de APPs ( área de preservação permanente) serviu principalmente para criar discussões ferrenhas entre agricultores, desenvolvimentistas e os denominados “ecochatos”,  porém a situação de descuido com os rios continua a cada dia piorando.Assoreamento, esgoto,depósito de lixo,local de despejo de poluentes de empresas, é esta a realidade.
Se no interior o problema maior é o veneno que vem das lavouras e o desmatamento da mata ciliar para melhor aproveitar o espaço físico da terra, nas áreas urbanas o problema é tão grave ou até pior. O rio Pessegueirinho por exemplo, que cruza nossa cidade, tornando-se parte obrigatória do trajeto diário de centenas de pessoas que deslocam-se dos bairros ao centro, o mau cheiro que o rio exala é algo simplesmente assustador, identificar o que é despejado para que este cheiro putrefato grude á pele  e fique pairando dentro dos veículos que por ali passam é simplesmente urgente. E a questão mais preocupante é: O despejar destes poluentes é diário e constante, porém estranhamente aos sábados e domingos o cheiro é completamente diferente,  fato que torna gritante o envolvimento de alguma empresa. Esta situação precisa ser resolvida!
 Existem diversas questões ambientais a serem resolvidas em nossa cidade, entre elas também há o grave problema de poluição do ar, o que faz com que cada bairro possua um odor característico, e em determinados dias respirar é um esforço.
Alguém esqueceu de plantar as rosas?
Precisamos urgentemente exigir e contribuir com a construção de políticas ambientais  e fiscalizar a aplicação destas, considerando que objetivo deve ser sempre a preservação ambiental.Criar multas e acima de tudo aplica-las, em caso de descumprimento das leis também se faz salutar, posto que,  o ser humano aprende mais facilmente quando o dinheiro que possui é ameaçado.
Existem atitudes bem menos onerosas e mais simples, porém, com certeza aos olhos da maioria, bem mais utópicas.Todos  sabemos, como separar o lixo, a importância de consumir apenas o necessário e  tendo espaço cultivar sua horta orgânica, onde já poderia ser reaproveitado o lixo orgânico produzido em casa, sem falar nos benefícios físicos e psicológicos de cultivar o próprio alimento livre de veneno.
Felizmente a passos lentos, porém existentes, percebe-se a cada dia mais a educação ambiental fazendo parte das atividades escolares, as crianças nos dão exemplos conscientes e não raro exigem de seus pais respostas e atitudes coerentes e nós adultos já não podemos mais nos dar ao direito de fechar os olhos,os ouvidos ou o nariz.
O mundo fala conosco. E parece estar zangado! É o momento exato de traçarmos estratégias de paz.

Um comentário:

  1. Lu, eu tambem já escrevi um texto ( não tão bom quanto o seu ) sobre esse tema, que me choca muito. Outra questão que me deixa igualmente irritado é a violencia contra os animais; cheguei até a escrever alguns haikais sobre isso.
    Tanta gente se acha racional, mas na hora de preservar o meio ambiente se mostra um verdadeiro sacripanta.

    ResponderExcluir